quinta-feira, 18 de março de 2010

Dia de São José - Feriado Municipal


Celebraremos, amanhã, 19, a festividade do dia de São José, Padroeiro de Mairinque.
Pouco conhecemos sobre a vida de São José; unicamente as rápidas referências transmitidas pelos evangelhos. Este pouco, contudo, é o suficiente para destacar seu papel primordial na história da salvação.José é o elo de ligação entre o Antigo e o Novo Testamento. É o último dos patriarcas. Para destacar este caráter especial de José, o evangelho de S. Mateus se apraz em atribuir-lhe "sonhos", à exemplo dos grandes patriarcas, fundadores do povo judeu (Mt 1,20-24; 2,13-19). A fuga de José com sua família para o Egito repete, de certa forma, a viagem do patriarca José, para que nele e em seu filho Jesus se cumprisse o novo Êxodo (Mt 2,13-23; Os 11,1; Gn 37; 50,22-26).A missão de José na história da salvação consistiu em dar a Jesus um nome, fazê-lo descendente da linhagem de Davi, como era necessário para cumprir as promessas.Sua pessoa fica na penumbra, mas o Evangelho nos indica concisamente as fontes de sua grandeza interior: era um "justo" (Abraão tinha buscado seis justos na cidade e não os tinha achado);de uma fé profunda, inteiramente disponível à vontade de Deus, alguém que "esperou contra toda esperança".
Em que São José é nosso modelo e protetor ou intercessor? Ele é nosso modelo naquilo que dele diz o Evangelho: "era um homem justo". Não se registra algo que tenha dito. Mas este silêncio de José fala muito. Após ouvir o anúncio de que o que se passava em Maria era obra do Espírito Santo, "ele fez como o anjo do Senhor lhe ordenara". José não é apenas ator secundário no plano divino da salvação. Ele o assumiu com decisão. Ele é também modelo pelo seu trabalho. Jesus passou a ser reconhecido como o "filho do carpinteiro". Ele é também modelo pela defesa que fez de sua família. A tirania de Herodes queria eliminar-lhe o filho. Ele não hesita em dar-lhe segurança, mesmo que para isto fosse necessário deslocar-se para outra região. Pela tradição, São José morreu com a assistência de Jesus e de Maria. Por isso é tido também como o padroeiro da boa morte.
Podemos, pois, interceder junto a São José que nos ajude a sermos justos, a vivermos nossa vocação - o chamado pessoal e intransferível que Deus faz a cada um(a) de nós - encontrarmos trabalho e fazermos dele o meio de realização pessoal, de aperfeiçoamento da criação, de promoção do verdadeiro progresso da sociedade, com seus frutos partilhados fraternalmente por todos; sermos protegidos contra os males que ameaçam nossas famílias.Evidentemente, nós também precisamos imitar São José. Tendo-o como protetor, devemos todos proteger a vida nascente ameaçada pelo aborto e a vida em seu término ameaçada pela eutanásia. Devemos proteger a vida em perigo no dia-a-dia por causa da miséria, da violência, das conseqüências da economia globalizada enquanto concentra os bens e globaliza a pobreza. Precisamos proteger valores fundamentais, alvo de destruição por práticas aéticas e imorais e campanhas sistemáticas: a honestidade, a transparência, o espírito de solidariedade, a convivência fraterna, a vivência comunitária, a justiça, a veracidade...
São José, a vós vosso amor.
Sede nosso bom protetor! Aumentai o nosso fervor.
São José, rogai por nós!
Por Rosemeire S. Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar essa matéria!

Grande abraço,

Jorginho da Esperança