quinta-feira, 6 de maio de 2010

Vereador Jorginho prestigia noite em “Homenagem a Tião Campeiro”

Vereador Jorginho da Esperança, prestigiou no último domingo, 02, no Teatro do CEMEC, noite em homenagem ao artista Tião Campeiro.
A noite foi abrilhantada pela participação dos artistas: Zé Garcia, Soares e Macedo, Antonio Cruz e Gentilzinho, Nelson Matoso, Marabá e Lageado, Os Matogrosseses, Goiaizinho, Diamantino, Mauricio, Marilda Januário, e teve como convidado especial a dupla Zé Garoto e Timboré.


Pesquisada e escrita pelo Pelica, conheça a seguir a breve história de Tião Campeiro:

"Natural de Congonhas do Campo, nas Minas Gerais, o garotinho Silvério cresceu convivendo com a autêntica música brasileira, aprendendo a enaltecer as belezas da natureza, apreciando o verde dos campos e a tranqüilidade das montanhas.
Depois de morar uns tempos na região agrícola do Paraná, veio para São Paulo com cerca de 15 anos de idade, indo residir em Vargem Grande Paulista, na época ainda um bairro de Cotia.
Já em Vargem Grande formou aquela que seria a primeira dupla em sua carreira, com um amigo da mesma idade: Na dupla Canarinho e Beija Flor, o menino Silvério era o Beija Flor. O primeiro programa de rádio do qual participou era intitulado CALOUROS NA ROÇA, transmitido pela Rádio Piratininga, na capital, sob o comando do radialista Chico Carretel.

Participou de muitos outros programas, entre eles o conceituado PROGRAMA TERRA SEMPRE TERRA, que era comandado por uma figura extraordinária, REINALDO SANTOS e onde foi lançado um personagem célebre nas transmissões radiofônicas, o JUVÊNCIO, JUSTICEIRO DO SERTÃO.
Esteve também na Rádio São Paulo, a convite do locutor Pavão do Norte, que foi o responsável pelo lançamento do nome TIÃO CAMPEIRO, como uma forma de homenagear o seu ídolo TIÃO CARREIRO.

Participou, ao longo dos anos, de programas na Rádio Nacional, comandados por Zé Rosa da Silva. Participou também na Rádio Tupi, ao lado do popular Saracura, nas rádios Cacique e Rádio Clube, em Sorocaba e por muitos anos na Rádio Universal, em São Roque.
Depois da formação da dupla CANARINHO E BEIJA FLOR, Tão participou também da dupla VERDE SERRA E FLOR DO CAMPO, onde era o VERDE SERRA. Esta dupla teve uma duração aproximada de 03 anos.
Com o parceiro João Rodrigues formou a dupla TIÃO CAMPEIRO E JOÃO RODRIGUES que durou mais ou menos 10 anos, deixando registrada a gravação de um disco compacto.
Formou então a dupla TIÃO CAMPEIRO E PÉ DE CEDRO, com a qual participou em muitos programas da Rádio Iguatemi, em Osasco, comandados pelos radialistas Capitão América e Tenente Marino Cafundó, idealizadores da Orquestra de Violeiros do Brasil e diretores da Casa do Violeiro do Brasil.

Com o parceiro JOÃO PAULISTA, Tião Campeiro gravou dois LPS, mostrando algumas composições próprias, e esteve participando de inúmeros programas televisivos, comandados por Moraes Sarmento e Inezita Barroso.

Foi um dos criadores, em Mairinque, do Cantinho Sertanejo e Grupo Sertanejo Laços da Amizade, com quem criou a Missa Sertaneja.

Atualmente está no comando do programa “Manhã Sertaneja”, da rádio Gazeta News, nos horários das 6 as 8 horas, de segunda a sexta-feira".
-
Por Pelica, com Rosemeire S. Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar essa matéria!

Grande abraço,

Jorginho da Esperança