sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

I FÓRUM DE SEGURANÇA PÚBLICA DE MAIRINQUE

Por minha iniciativa, nos dias 19 e 20 de junho, foi realizado o I FÓRUM DE SEGURANÇA PÚBLICA DE MAIRINQUE, o evento foi inspirado no tema da Campanha da Fraternidade da CNBB deste ano, Fraternidade e Segurança Pública com o lema “A Paz é fruto da Justiça” e contou com o apoio total das autoridades constituídas – Executivo, Legislativo e Judiciário, além das polícias civil e militar, guarda municipal, os párocos das duas paróquias de Mairinque, bem como as forças vivas da sociedade (Conselhos, Associações, ONGs, etc.). O objetivo central foi suscitar o debate junto à comunidade sobre os temas que colocam em risco a dignidade e a integridade da pessoa humana, além de promover um aprofundamento no tema quebrando o paradigma que Segurança Pública se resume ao Poder de Polícia. Segurança diz respeito a saúde de qualidade, educação plena, transporte coletivo em condições dignas, saneamento básico, entre outros pontos fundamentais. É dever do Estado, dos governos, cumprirem com as prerrogativas de assegurar tais direitos, mas é fundamental a participação do povo. As reuniões preliminares ao fórum foram muito profícuas e o resultado final foi muito satisfatório, pois por ser o I Fórum de discussão sobre o tema aludido, o diagnóstico foi muito importante para encaminhamento de propostas às autoridades competentes. No primeiro dia do Fórum foi possível participar de uma brilhante palestra proferida pelo professor universitário e Delegado de Polícia Cível de São Roque Dr. João Lúcio Pretti e no segundo dia, contando com a participação de parcela significativa da sociedade, religiosos e autoridades, teve início os trabalhos com uma explanação sobre a história de Mairinque, proferida pelo Prof. Sandro Mauro, em seguida uma Palestra sobre os objetivos da Campanha da Fraternidade proferida pelo Bispo Diocesano de Osasco Dom Ercílio Turco e pelo Pe. Wagner J. Moraes, coordenador da Pastoral da Catequese e da Campanha da Fraternidade na Diocese de Osasco e ainda uma abordagem sobre as estatísticas de Boletins de Ocorrência e procedimentos da corporação proferida pelo Tenente Rodrigo Gomes Carneiro, Comandante do Batalhão da Polícia Militar em Mairinque. Finalizando os trabalhos reafirmei a importância da participação de todos, comunidade, religiosos, autoridades, na busca de uma sociedade mais justa, fraterna, solidária e segura e comprometi a prosseguir com os debates sobre o tema em todos os bairros de nossa cidade, para que não se encerre num evento, mas produza os frutos que os mairinquenses tanto esperam.



Editado por Rosemeire S. Sousa



2 comentários:

  1. Jorginho,

    Nunca mais tive notícias sobre o Forum.

    Elza

    ResponderExcluir
  2. Olá Sra. Elza Merguizo,

    Agradeço por seu comentário e principalmente pelo interesse no resultado do I Fórum de Segurança Pública.

    Após a realização do Fórum, demos continuidade ao trabalho por meio de reuniões, que foram e estão sendo realizadas em vários bairros de nosso município, inclusive algumas com a presença do Ten. Carneiro, onde os moradores contribuíram com questões locais, ou seja, problemas que enfrentam no bairro, escola e num âmbito um pouco maior, no próprio Município de Mairinque.

    Uma ótima noticia, é que, estamos caminhando para um dos maiores objetivos do Fórum, que será ativação do CONSEG.

    A redação sobre as discussões abordadas no Fórum será encaminhada em breve para os participantes, pretendo também colocar o texto no Blog, para que todos aqueles que não tiveram a oportunidade de participar, possam ler o que foi abordado e prestar contribuições/comentários. Como o nosso estimado Profº Sandro Mauro foi convidado para assessorar o Deputado Federal José Carlos Stangarlini, as datas que tínhamos programado para revisão do texto teve que ser readequada, porém está sendo finalizado a redação final deste docuumento, que será encaminhado a todos os participantes do I FÓRUM DE SEGURANÇA PÚBLICA.

    Gostaria de registrar que as contribuições/sugestões dos munícipes são de grande importância para o progresso de Mairinque e gostaria de continuar contando com suas sugestões e principalmente com a sua presença nas sessões da Câmara, para acompanhar o trabalho do PMDB.

    Um forte abraço,

    Jorginho da Esperança

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar essa matéria!

Grande abraço,

Jorginho da Esperança