sexta-feira, 4 de março de 2011

Prefeitos não chegam a acordo sobre a divisa do bairro Marmeleiro

Os prefeitos e parte dos vereadores de São Roque e de Mairinque reuniram-se ontem para tentar definir a situação do bairro Marmeleiro, situado na divisa dos municípios, mas que há 35 anos vem sendo administrado por Mairinque. O encontro terminou sem acordo e as prefeituras decidiram montar uma comissão e voltar a discutir o futuro do bairro em uma nova. A intenção é que cada uma das cidades faça levantamentos para apontar aspectos positivos e negativos para a tomada de decisão. O prefeito de Mairinque Dennys Veneri (PTB) estima que a próxima reunião deve ocorrer em três ou quatro meses, quando todos os estudos estiverem prontos. Já o prefeito de São Roque, Efaneu Nolasco Godinho (PSDB), prevê que os levantamentos poderão estar conclusos em até 60 dias.
A reunião entre os representantes de ambas as cidades durou duas horas e foi realizada na Câmara de São Roque a portas fechadas: a imprensa foi impedida de acompanhar. O encontro teve início às 16h com a participação dos dois prefeitos, oito vereadores de São Roque, quatro de Mairinque e assessores das duas cidades. O prefeito de Mairinque reconhece que a sua cidade precisa cortejar São Roque para tentar manter o bairro Marmeleiro em seus domínios. A prefeitura daquela cidade teria assumido a área após um acordo entre ex-prefeitos em 1976. O atual prefeito de Mairinque adianta que se precisar entregar a área para São Roque pedirá o reembolso dos investimentos realizados no local. Diz que esse valor ainda precisa ser apurado.
Para o prefeito de São Roque, Efaneu Nolasco Godinho, é difícil avaliar os investimentos da cidade vizinha, já que o asfalto, por exemplo, já não está mais em boas condições. Cita que parte do bairro não tem rede de esgoto e que ele vai instalar toda a infraestrutura básica. Não descarta a possibilidade de promover uma consulta à população para conhecer a qual município deseja que a área pertença. E declarou disposto a deixar a área para Mairinque se a população e vereadores de ambas as cidades desejarem e a legislação assim permitir.
"Se pensarmos na história, tem muita gente que nasceu em Mairinque, viveu em Mairinque, usou tudo de Mairinque e agora serão são-roquenses?", questiona o presidente da Câmara de Mairinque, Jorge Luiz Alves Santos (PMDB), que estará com o vereador André do Bar nos próximos dias 7 e 8, colhendo assinaturas dos moradores que não concordam com a mudança.
Já o vereador de São Roque, João Paulo Oliveira (PSDB) deseja dar andamento a um projeto de lei para dar novos nomes às ruas do Marmeleiro, em homenagem a cidadãos são-roquenses.
 
Notícia publicada na edição de 04/03/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 004 do caderno A  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar essa matéria!

Grande abraço,

Jorginho da Esperança