sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Câmara de Mairinque realiza Audiência Pública com o tema: “A Importância da Primeira Infância na Construção da Cidadania e para o Município de Mairinque"

Sob a presidência do vereador Jorginho da Esperança, o legislativo mairinquense realizou mais outra importante audiência pública. Novamente o plenário esteve lotado, pois o tema em questão era de grande relevância e a palestra - que fazia parte da programação- vinha despertando muito interesse entre o público.

Presentes à audiência as seguintes autoridades: Rosane Edmaig Arruda Dias (Diretora do Depto. de Educação Municipal), Professor Claudio Coelho (Conselho Municipal de Educação), Sandra Regina Martins (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente), Osmar G. dos Santos (Conselho Tutelar de Mairinque), Michael Haradom (Diretor Presidente da empresa Fersol) e Vereador André do Bar. Também marcaram presença inúmeros outros representantes de entidades civis do município, empresas, professoras e diretoras de escolas públicas; além de pessoas da comunidade interessadas em discutir um tema de grande relevância e preocupação na atualidade.


A palestra da noite abordava o tema: “A importância da primeira infância na construção da cidadania e para o município de Mairinque”, e foi proferida pelo Dr. João Augusto Figueiró, médico, vice-presidente do Instituto Zero a Seis, integrante do Grupo Revisor da Convenção dos Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas, Presidente do Fórum Nacional pela Primeira Infância, Co-fundador da Rede Criança e Paz e Conselheiro do Min. da Saúde na área da Infância.


Foi sem dúvida brilhante, instigante e rica a abordagem feita pelo Dr. João Augusto Figueiró. Apoiada em pequenos filmes, ilustrações diversas e dados estatísticos altamente relevantes, o palestrante foi pouco a pouco transmitindo ao público um quadro absolutamente real e preocupante das condições de uma imensa parcela de crianças brasileiras que estão completamente desassistidas e abandonadas em sua primeira infância. Sofrendo todo o tipo de agressão: desde a desnutrição, passando por traumas, falta de carinho e proteção afetiva, até chegar aos abusos e agressões físicas.

Dr. João Figueiró

O público presente acompanhou com muita atenção todos os relatos transmitidos pelo Dr. João Figueiró. Finalizando, o palestrante conclamou à todos para arregaçarem às mangas e cerrarem fileiras em defesa da criança brasileira, principalmente em sua primeira infância, quando seu cérebro e sua personalidade são formadas.

O Vereador Jorginho da Esperança destacou o papel do Legislativo Municipal nesse processo, afirmando que esta casa de leis estará sempre de portas abertas e pronta para colaborar com a comunidade nessa empreitada. Ele ainda fez questão de agendar uma próxima audiência pública sobre este mesmo tema, tendo em vista que muitos assuntos ficaram de fora da abordagem, tamanha é a complexidade do problema, também em nosso município.

“A Câmara de Mairinque quer ser parceira dos demais poderes constituídos e da população mairinquense em busca de alternativas que melhorem as condições de vida e segurança de nossas crianças”, frisou Jorginho da Esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar essa matéria!

Grande abraço,

Jorginho da Esperança