terça-feira, 27 de julho de 2010

CENSO 2010

Vereador Jorginho visita os agentes recenseadores durante a capacitação para o CENSO 2010


Vereador Jorginho esteve presente no treinamento de capacitação para os 41 recenseadores do IBGE do Censo 2010, no nosso município, que aconteceu de 19 a 24 de julho, na Escola Paulo Freire. Onde falou da importância desse trabalho, cujas conclusões vão influir nas políticas públicas dos próximos 10 anos.
O 1º CENSO, de 1872, contou “10 milhões de pessoas”. O deste ano, o 12º, deve encontrar cerca de 190 milhões de brasileiros. Eles responderão novas perguntas em um novo sistema digital e online.
Os recenseadores serão identificados por colete, boné, crachá e computador de mão azuis. Tudo vai ser preenchido direto nesse computador de mão, que tem GPS e detector de informações conflitantes.
Quem trabalha em horário comercial e nunca está em casa, poderá responder pela web, você ganha uma senha e acessa seu formulário.

Entraram no questionário de amostra perguntas sobre assuntos ausentes nos censos anteriores como:
- condições de moradia;
- união do mesmo sexo;
- acesso à internet;
- emigração;
- trajeto casa-trabalho;
- línguas indígenas.
Após cada entrevista presencial, o funcionário pode descarregar seu PDA nos postos de coleta. Esses dados irão para centrais do IBGE, onde serão quantificados.

Censo pra quê?
Saiba as conseqüências da pesquisa nacional

Verbas
 O censo define, por exemplo, a quantidade de vereadores em cada cidade e o reparte do Fundo de Partcipação dos Municípios.
Informações
Todos os dados do censo estarão online, sendo possível para pesquisadores cruzar variáveis de acordo com o interesse.



Políticas
O resultado identifica as mudanças sociais desde o último censo, em 200, o que permite elaborar políticas publicadas acertadas.



Por Rosemeire S. Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar essa matéria!

Grande abraço,

Jorginho da Esperança